Projeto Salas Interativas realiza aula de Campo com alunos e professores da Escola Indígena Pitaguary

"Um olhar sobre a paisagem da comunidade"

Aluno Filipe fazendo uma foto em perfil do Cacique Daniel
Na manhã de sábado, dia 26 de maio, alguns alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary, em Maracanaú-CE, participaram de um percurso pela Comunidade Indígena de Santo Antônio que teve por intenção despertar nos alunos um olhar mais atento aos aspectos naturais e culturais presentes na Terra Indígena, seguindo assim as atribuições do projeto Salas Interativas ao proporcionar a valorização do espaço conquistado, sendo assim um meio de Resgate e valorização da Cultura Indígena; e atentar ainda para as questões ambientais, alertando sobre a importância da preservação dos recursos naturais existentes na comunidade. 

Dessa forma, desenvolveu-se a atividade com a presença de dois bolsistas do LAGEPLAN e dois professores da escola indígena: Prof. Nilton, professor de artes e a Profa. Joana, professora de língua portuguesa.  Assim, iniciamos a atividade na escola às 8h com a seguinte proposta: visitarmos alguns lugares na comunidade que permitissem aquele tipo de observação (aspectos culturais e naturais) e os alunos fotografarem esses lugares com câmeras (próprias e da escola). Assim, desenvolveu-se o percurso pela comunidade visitando lugares como a Igreja de Santo Antônio, onde é possível ter uma visão panorâmica da comunidade, Cemitério, açude Santo Antônio, casa do Cacique Daniel, adentramos na mata, passamos por riachos, e por fim chegamos até a mangueira sagrada, de mais de 100 anos. Além de fazer fotos, em cada parada, procurou-se dialogar sobre a importância daquele lugar para o Povo Pitaguary. Encerrou-se percurso de aproximadamente 1,5 km na mangueira centenária por volta de 10h40min.

A metodologia adotada por nós atende a interdisciplinaridade no sentido de que este foi apenas um momento que servirá de base para atividades posteriores nas disciplinas de Língua Portuguesa, com a produção de uma reportagem; e a disciplina de Artes, com a produção de murais na escola com as fotos feitas pelos alunos.

Agradecemos a atenção da EMIEB do Povo Pitaguary, em especial o Professor Nilton e a Professora Joana.
Seguem abaixo algumas da fotos retiradas no percurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014